Condomínio Zen

PT, Coimbra

Tipologia

Habitação

Cliente

Bascol II Promoção Imobiliária, S.A

Data

2004 - 2006

Área do terreno

10 153 m2

Área bruta de construção

28 160 m2

Estado

Construído

 

40°11'03.0"N, 8°24'15.0"W
ver no mapa
O projecto da urbanização privada da Quinta da Portela, que prolonga, para Nascente, a estrutura de quarteirões do Pólo II da Universidade, teve o seu início em 1992.

A construção, à face das ruas projectadas, limita espaços, com jardim e equipamentos, que servem a habitação que os envolve. Estes espaços interiores dos quarteirões abrem-se sobre a paisagem, a Sul, e estão visualmente interligados pelas interrupções das frentes construídas.

O projecto tenta interpretar o “conceito” de condomínio fechado que é o programa-tipo da promoção imobiliária média-alta.

Aqui os “condomínios” são desenhados como quarteirões urbanos, com portas que abrem para a rua, com jardins no interior e comércios na periferia.

O Condomínio Zen, com um único promotor, explora algumas soluções formais e construtivas menos habituais nestas tipologias, com grandes consolas de betão aparente, painéis pré-fabricados de betão branco nas fachadas e um jardim interior onde a piscina convive com árvores de porte significativo.

PT / EN / FR
© Copyright 2018 MVCC Arquitectos. Concepção FBA.