Grande Armazém El Corte Inglés Gaia-Porto

PT, Vila Nova de Gaia

Tipologia

Uso Misto

Cliente

El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.A.

Data

2003 - 2006

Área do terreno

14 097 m2

Área bruta de construção

96 600 m2

Estado

Construído

 

41°07'32.0"N, 8°36'17.0"W
ver no mapa
Num quarteirão urbano, projecto e obra vão confrontar-se com a construção, simultânea com o edifício, de um novo nó rodoviário, do prolongamento da via circular interna e da sua passagem inferior à Avenida da República onde, também ao mesmo tempo se constrói a linha e uma estação do metro de superfície.

O programa – cinco hectares de superfície comercial e outro tanto de estacionamento e áreas técnicas abaixo do solo – é concretizado num sólido de pedra branca interceptado por outro sólido, maior, de vidro, sobre um envasamento de granito preto.

Por dentro projectam-se o estacionamento, os sistemas de circulação vertical, os equipamentos e as redes de infra-estruturas. O resto é efémero. Decoração.

A fachada principal, que ameaça soltar-se da construção, abre-se sobre a praça pública, que foi possível conquistar e que protege a estrutura rodoviária subterrânea.

Com a construção de um edifício, com a mesma linguagem, que rematará a Norte a nova praça, ficará completo o projecto de requalificação do espaço público envolvente do Grande Armazém.

PT / EN / FR
© Copyright 2018 MVCC Arquitectos. Concepção FBA.