Plano do Pólo II

PT, Coimbra

Tipologia

Desenho Urbano
Infraestrutura e Transportes
Urbanismo

Cliente

Universidade de Coimbra

Data

1990 - 2012

Área do terreno

890 000 m2

Área bruta de construção

334 000 m2

Estado

Concluído

 

40°11'10.0"N, 8°24'56.0"W
ver no mapa
A proposta apresentada ao Concurso para o Pólo II da Universidade de Coimbra – um campus para as faculdades de ciências e tecnologias – desenha um tecido urbano que constitui uma expansão da Cidade.

O projecto prolonga a orientação e as dimensões da malha urbana dos anos quarenta e estende a Cidade de Coimbra para sul, até ao seu limite natural no vale do rio Mondego.

As faculdades são construídas ao longo de ruas que se ligam às urbanizações vizinhas e organizam, no interior de quarteirões, os seus espaços protegidos.

Os antigos percursos que conduzem ao rio são transformados em diagonais que atravessam a rede de quarteirões e interligam as praças e os jardins públicos.

O projecto do espaço público e as regras a cumprir pelos edifícios a construir baseiam-se numa mesma regra geométrica modular. Cada edifício projectado constitui uma pré-existência a respeitar pelas construções posteriores.

A unidade do desenho urbano constrói-se sem recurso a catálogos de receitas formais, de sistemas construtivos obrigatórios ou de paletas de cores restritivas.

PT / EN / FR
© Copyright 2018 MVCC Arquitectos. Concepção FBA.